Notícias

Secretaria de Agricultura e Cehab vão se reunir com os Sem Teto

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo dos Santos, e um representante da Companhia Estadual de Habitação e Obras – Cehab vão se reunir com membros do Movimento dos Sem Teto, na terça-feira, dia 28, na sede do CDL de Arcoverde, às 10h da manhã.

O objetivo é resolver a situação das 300 famílias que tinham se apropriado das terras localizadas no girador do viaduto de Arcoverde. O terreno pertence ao IPA e, por causa disso, as famílias foram retiradas pela polícia.

Em julho do ano passado, o então governador Eduardo Campos esteve em Arcoverde para assinar a Ordem de Serviço para as obras de duplicação da Adutora do Jatobá e a ampliação do número de poços da Bacia do Jatobá, para o reforço do abastecimento de água da cidade. Na ocasião, o Movimento dos Sem Teto fizeram um protesto em frente da Prefeitura reivindicando moradia. Eles foram recebidos pelo governador que encaminhou o caso para os órgãos competentes. Começou então um longo processo de negociação entre os manifestantes, a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária e a Companhia Estadual de Habitação e Obras – Cehab.

O novo terreno para a construção das 300 moradias dos sem teto já está sendo negociado pelo Governo do Estado e o assunto vai ser devidamente esclarecido nesta reunião da terça-feira.

PMA.

AESA OFERECE EM 2015 CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Já virou lei. A partir de 2015, a Autarquia do Ensino Superior de Arcoverde (AESA – CESA) vai oferecer o Curso de Bacharelado em Educação Física, o primeiro de toda a região. Atualmente, a instituição oferece o Curso de Licenciatura, que é essencialmente para a prática pedagógica, na intenção de formar professores que só podem atuar em salas de aula. O Bacharel em Educação Física tem seu leque de trabalho ampliado, pois pode atuar em todos os segmentos da área.

De acordo com a informação do coordenador do curso de Licenciatura em Educação Física, Alexandre Ferreira Paes de Lira, a Portaria da Secretaria de Educação e Esportes de número 5315 foi publicada no Diário Oficial do Estado de Pernambuco no dia 22 de outubro. Ela aprova a autorização do Curso de Bacharelado em Educação Física, a ser ofertado pela Escola Superior de Saúde – ESSA, mantida pela AESA. O curso, que tem a duração de cinco anos, vai oferecer 40 vagas. PMA

Arcoverde ganha Cooperativa de Crédito

Arcoverde foi representada pelo vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Wellington Araújo, na Assembleia Geral Extraordinária do SICOOB PAJEÚ AGRESTE, em São José do Egito.

O evento aconteceu na última quarta-feira, dia 22, quando foi deliberada a inclusão de Arcoverde na área de atuação da cooperativa, despachado pelo Banco Central desde o mês de agosto.                        

“A instalação de uma cooperativa de crédito em Arcoverde representa um feito histórico, que garantirá o fortalecimento da economia da cidade e consequentemente da região. É a realização de um sonho, que vem sendo planejado há quase uma década e beneficiará empresários e micro empreendedores.”, declarou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Wellington Araújo.

A previsão é que até 90 dias o Posto de Atendimento em Arcoverde seja inaugurado, em parceria com as entidades de classe – Associação Comercial e Empresarial de Arcoverde- ACA, Câmara dos Dirigentes Lojistas- CDL e Sindicato Patronal do Comércio de Arcoverde -SINDCOM, Prefeitura de Arcoverde e a comunidade local.

As cooperativas de crédito Sicoob são instituições financeiras regulamentadas pelo Banco Central do Brasil e já somam mais de duas mil cooperativas no país. Elas trabalham com produtos e serviços similares aos oferecidos pelo sistema financeiro, a exemplo de poupança, conta corrente, cobrança, investimentos, empréstimo, capital de giro, crédito pessoal, financiamento de veículos, entre outros. PMA